Nós cristãos somos comparados a uma planta frutífera, isto é, que produz frutos. Já ouvimos dizer: "É pelo fruto que se conhece a árvore", será também pelos frutos que se há de avaliar os discípulos de Jesus, cada um de nós. O Espírito Santo coloca em nós as sementes capazes de produzir sempre bons frutos.
A semente é sempre (a mesma) de boa qualidade, no solo é que está a diferença; e o solo somos nós. Os cuidados do mundo, a sedução das riquezas, os prazeres da vida, as ambições sem medidas, as dificuldades na caminhada, as tentações de todos os tipos, tudo isso se impões à germinação da semente, ao crescimento da planta, ao florescimento dos ramos e ao amadurecimento do Fruto. Quem se fechar a semeadura da semente da qual nascem os Frutos do Espírito Santo, ou arrancar de si, ou não se deixar guiar pelo Espírito Santo, sentirá sem demora o crescimento das obras da carne.
Durante a semana, listaremos os Frutos do Espírito Santo, para maior entendimento de todos.
Caridade (Amor)
É o primeiro fruto que aparece na lista de São Paulo, mas, não porque há uma hierarquia dos frutos, mas que providencialmente o amor aparece no topo da lista porque de fato, sem o amor todos os outros frutos deixariam de existir. O amor é a base da vida cristã e o resumo de todos os mandamentos da Lei. A palavra grega que expressa o amor de Deus é ágape, muitas vezes traduzida por caridade, por tratar-se de amor entrega, doação sem a preocupação da retribuição, do retorno. É o amor de Deus, na sua forma mais elevada e profunda (João:3:16). É o amor altruísta, não egoísta nem egocêntrico, que ama até os inimigos. O amor é a base de todo relacionamento perfeito no céu e na terra.
A caridade é amor e é o maior dos dons, porque ela não desaparece, existe para além da morte.
"A Caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
(I Cor 13, 1-7)
[Continua...]
Nenhum comentário:
Postar um comentário