domingo, 9 de outubro de 2011

Quem sou Eu?


Desde os tempos mais remotos, o homem procura conhecer a si mesmo. O índio, por exemplo, ao ver sua imagem refletida no lago, ficou sabendo como era sua aparência física exterior.
Como é que nos dias atuais, posso me conhecer melhor? Ao olhar-me no espelho, posso ver a minha imagem. Contudo, em sempre ela é real, pois conforme a qualidade do material com o qual é feito este espelho ou se possuir rachaduras, a imagem pode se tornar distorcida e deformada. O mesmo ocorre em meu íntimo. Às vezes, a imagem que tenho de mim mesmo é deformada pelas circunstâncias do momento.
Neste sentido, em diversas ocasiões coloco máscaras. Todas as vezes que uso máscaras para mostrar que não sou ou só para agradar alguém, estou deixando o meu EU para trás e aos poucos perdendo minha identidade. Procuro esconder o que sou, a fim de adicionar-me aos moldes propostos pela família, galera, onda, propaganda, moda,  televisão, cinema, "regrinhas" de conduta e tantos outros.
Por fim, nessa tentativa de agradar os outros, não sou autêntico. E pior, se sou questionado por fazer uso de máscaras, muitas vezes digo que não viver essa realidade ou simplesmente finjo que não é comigo o assunto. Até quando conseguirei fugir e esconder-me de mim mesmo?